DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

sábado, 14 de maio de 2011

O DIA DE D’US E A IDADE DO UNIVERSO

Muito, muito tempo antes que a cosmologia hodierna chegasse às suas conclusões sobre a idade do Universo, isso já era uma preocupação da Kabbalah, conforme assinalam registros históricos.


O Rabino ISAAC DE ACO (1250-1350), conforme nos reporta o mestre Aryeh Kaplan, fez uma interpretação bastante elucidativa do conceito dos ciclos sabáticos, de que já falávamos em artigo anterior.

Ora, dizia o rabino, se os ciclos sabáticos existiam antes de Adão e o mundo referente a esses ciclos já tinha 42 mil anos (sexto ciclo: 6x7=42) quando Adão apareceu (é válido considerar que a humanida já existia antes de Adão. Ele seria tão só aquela criatura especial a partir da qual surgiria uma nova humanidade; tal qual, na mitologia egípcia, é com o surgimento de Osíris, o senhor do Amentet, que a alma viria fazer parte das criaturas humanas); continuando a explicação do rabino: se assim o fora, a cronologia desses ciclos deveria ser medida não pelos anos humanos, mas pelos do Divino. E o Midrash explica que um dia do Divino dura mil anos terrestres.

Assim temos: ano terrestre=365 ¼ de dias, equivalente a 365.250 anos.

Conforme conclui o rabino Isaac de Aco, levando em conta os 42 mil anos dos ciclos sabáticos (ref. a Adão), teria o universo a idade de 42.000 x 365.250 = 15.340.500.00 (quinze bilhões, trezentos e quarenta milhões e quinhentos mil anos).

A cosmologia altamente desenvolvida, orgulho da ciência atual, estima, em se reportando ao BIG-BANG, que a idade do universo é de mais ou menos 15 bilhões de anos !

Vejam só, a TORÁ ESCRITA, em uma de suas vertentes, já o assinalava há mais de setecentos anos; daí a procedência do Hafoch ba vahafoch ba dechula ba, ou seja, Revise-se (a TORÁ) vezes e mais vezes, pois tudo está nela.

Paz Plena,

Ozâmpin, maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário