DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

KABBALAH: UM PARADIGMA ATEMPORAL

Hafoch ba vahafoch ba dechula ba.
(Revise-se (a TORÁ) vezes e mais vezes, pois tudo está nela.)

Além, muito além de rígidos conceitos e de “eternas verdades” a Kabbalah se recria, por vezes e por vezes, nas trilhas traçadas por seus sábios; daí por que para acompanhá-la temos de nos manter alertas, estudando e de olho vivo (significados da letra “ayn”) nas rotações de suas concepções.

Arych Kaplan, mestre insuperável no seu afã de “conectar a ciência à TORÁ,  a filosofia à ação e o misticismo à lógica” como tão bem o definia o rabino Pinchas Stolper, traz-nos à luz um antigo trabalho cabalista atribuído ao tanaíta do primeiro século dessa era comum, o Rabi Nechunia ben há-Cana, intitulado Sêfer há-Temuná que trata dos ciclos sabáticos (shemitot) baseado no ensinamento talmúdico de que: o mundo existirá por seis mil anos, e, no sétimo milésimo ano, será destruído.

O Sêfer há-Temuná, no entanto, ressalva que este ciclo de sete mil anos é tão só, - prestem atenção – um ciclo sabático, conforme a opinião de que este universo atual teria 42 mil anos de idade, de quando Adão foi criado.

De acordo com o Sêfer há-Temuná, portanto, houve outros mundos antes de Adão ter sido criado, que se referiam aos mundos de ciclos sabáticos anteriores. Como há 7 ciclos sabáticos em um jubileu, há mundo de quarenta e nove mil anos, o que pode-se ligar aos 50 mil anos das eras do hinduísmo (as Yugas, já que estamos nos meados da Kali-Yuga, uma era de ferro). Outras implicações desses shemitot são as ilações possíveis às mais recentes teorias dos universos paralelos.

Conforme o Midrash D’us criou universos e os destruiu (Sêfer há-Temuná, 314)
O Ari (Isaac Luria) interpreta esse ensinamento como se tratasse de universos espirituais e não físicos. E, na verdade, como estágios de consciência, são mesmo espirituais e físicos.

Alguns falam de 974 gerações antes de Adão. Se Moisés era a 26ª (reparem no maior de 26, de Adão a Moisés, número que nos remete ao Tetragrammaton Sagrado (valor numérico de)) depois de Adão, pode bem ter havido outras gerações (974) antes de Adão.
Tetragrammaton
Ora, se não há nem tempos nem espaços na Eternidade, os universos paralelos se dão simultaneamente !

O tema é rico de sugestões e de elocubrações, por isso mesmo, retornaremos... e, com outras abordagens como a Idade do Universo ou o significado de um dia do Senhor, em contestando, duma feita, aquela visão estreita dos fundamentalistas cristãos que adotaram a idéia do “criacionismo”, uma interpretação absolutamente linear e literal do texto bíblico, por ignorarem as revelações da TORÁ ORAL.

Paz Plena !

Ozâmpin

Nenhum comentário:

Postar um comentário