DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A EXISTÊNCIA E OS SEFIROTES

No seu comentário ao Bahir, explica Arieh Kaplan: Para que um Deus totalmente transcendental se relacione com a sua criação, uma série de Dez Sefirotes teve de ser trazida à Existência.
E, antes de mais nada, as Sefirotes expressam a grandeza do Absoluto, e é através das Sefirotes que Ele expressa a Sua Previdência sobre a criação. E, finalmente, as Sefirotes expressam a Sua Glória.
O mundo perfeito e imutável emana da Primeira-Coroa Kéter e é eterno. O que está além desta primeira Coroa ainda é atemporal, que é o Mundo da Emanação. Aí a Existência é sem fim, conforme a Vontade do Absoluto. De Kéter-Coroa flui tudo que é. O que flui é a Existência Manifesta, a origem manifesta do Mundo. Mas, tudo isso ainda se situa próximo ao Absoluto; no entanto, já é separado Dele. Azilut, o Mundo das Luzes Divinas, e da Emanação é trazido à Existência através de dez Pronunciamentos. Surgidos ao Fogo Neutro da Existência Não-Manifesta no Fogo Branco de Azilut. No nível espiritual, Azilut é Proximidade.
As 10 Declarações correspondem às Dez Sefirotes e são sua reflexão no mundo físico.
As Dez Declarações:
1.       “Haja Luz” – Genese 1:3 – Cachamah – Sabedoria
2.       “Haja um Firmamento” – 1:16 – Binah – Compreensão
3.       “Que as águas se reúnam” – 1:9 – Chesed – Amor (Compaixão)
4.       “Que a terra verdeje de verdura” - 1:11 – Gevurah – Força
5.       “Haja luzeiros no firmamento” – 11:14 – Tiferet – Beleza
6.       “Fervilhem as águas um fervilhar de seres vivos” – 1:20 – Netzah – Vitória
7.       “Que a terra produza seres vivos” – 1:24 – Hod – Esplendor
8.       Façamos o homem à nossa imagem” – 1:26 – Yesod – Fundação
9.       “Dá-nos toda verdura” – 1:24 – Malchut – Reino
A Décima Declaração está contida no Primeiro Versículo: “No Princípio Deus criou o céu e a terra” e é correspondente a Kéter-Coroa, a primeira séfira.
Até mesmo Kéter-Coroa deve receber a Existência da Entidade Infinita que está acima desta séfira e, ainda que seja ela, Kéter-Coroa, o mais elevado elemento, é infinitamente inferior à Entidade Infinita.
Como em todas as hipóstases o Logo aparece tanto como uma força (potência) tanto como uma Personificação. Assim, como temos Proximidade, temos Personificação.
O conceito de Emanação é o de um processo no interior de D’us, segundo o qual o Universo se dá pela Vontade Dele. Mas é Kéter-Coroa que expressa essa Vontade.
No processo de nossa compreensão vamos aderindo conceitos a conceitos que virão sempre recorrentes. Destarte, quando estabelecêramos o conceito de Yachid, o Único, cuidávamos de evidenciar a singularidade e simplicidade do Incriado. E, dizíamos, que só poderíamos entender o Único através de atributos negativos, portanto, Aquele que é (o Ser) pode também ser Aquele que não é (o Não-Ser). O Ser é a Existência Não-Manifesta, a um tempo, Não-Ser; A Inexistência. Ora, o que está mais afastado desta Existência Não-Manifesta é o Reino – Realeza – Malchut, é a décima séfira, que é o nadir da Existência Manifesta. Como Malchut é a Esfera da Forma, é nesta esfera que a Existência Manifesta toma forma, aquela forma potencialmente expressa em Binah (a terceira séfira). Já sabemos que sem o efeito físico jamais se distinguiria níveis espirituais, também sem a Existência Manifesta não se entenderia a Existência Não-Manifesta. Portanto, O Reino, a Realeza, a Existência material é que nos permite, como tal o essencialmente físico, concluir o essencialmente espiritual, que é a Existência Não-Manifesta.
Contudo, as Sefirotes são elementos espirituais, que precedem o mundo físico e representam um domínio que está antes do tempo, quando presente, passado e futuro são só uma coisa. Ou nem são !

O texto yezirático na sua transparência cristalina é incisivo:

Dez Sefirotes do nada,
Dez e não nove,
Dez e não onze,
Entende (Binah) com Sabedoria (Hochmah)
Sê Sábio (Hochmah) com Entendimento (Binah),
(reparem na inter-relação, na interdependência, no fuzionamento que as sizígias sempre denotam)
Examine com elas e sonda delas,
Faz com que (cada) coisa se erga sobre sua essência
E faz o Criador sentar em Sua base.

Kéter-Coroa é Vontade, mas é Kéter, tão só uma Séfira, que vai representar aquela Vontade que dá impulso inicial à Existência. Vejam, quando o texto afirma, peremptoriamente, que as Sefirotes são dez, não nove, isso confirma que é Kéter que é Vontade, pois se o Criador fosse Vontade (um atributo positivo, como pode?), Kéter-Coroa, que é uma Séfira, seria igual a D’us. E como ? E daí,  só restariam nove sefirotes; mas elas são dez, não nove, não onze ! Como são dez, Kéter é, pois, tão só, uma Séfira, a da Vontade, uma séfira, Vontade, e não um atributo ao Divino. E, quando o texto reitera que é dez, e não onze, é para que não nos esqueçamos que D’us não é séfira, senão ter-se-ia onze Sefirotes: D’us mais dez Sefirotes ! Mas, valte então, também, a afirmação de que o Criador está fora do universo sefirótico, ainda que o emane e o manifeste, já que este universo está longe da Entidade Infinita, absolutamente longe !
A Criação emana, imaterialmente, de um além da plenitude do Ser, na qual toda condensação, - supramente livre – não representa senão a superabundância, a pletora e a gratuidade Dele. Diríamos de Sua Graça.
Continua.

GLOSSÁRIO:
Keter – Primeira Séfira – Coroa
Mundo da Emanação, ou Mundo de Azilut, plano da Divindade, das idéias puras
Azilut – Mundo das Emanações, Luzes Divinas
Hipóstase -  Em teologia, a Trindade com 3 pessoas distintas em uma só. Do grego Hipostase, o que é o ponto de baixo. Em Kabbalah refere-se a emanação como tal, ou descesso sefirótico.
Malchut – O Reino, a Realeza, o mundo físico
Binah – 3ª esfera, 3ª séfira, compreensão, entendimento na coluna da Forma. Ao contrário de Hochmah a 2ª Séfira, A Sabedoria, pura força, Binah representa a energia que se transforma em força. A forma em potencial.
Sizigias – Pares de deuses consortes (em egiptologia). O termo se aplica à polaridade das sefírotes na Árvore da Vida, quando uma séfira se complementa com a outra.

2 comentários:

  1. fico maravilhado com a simprecidade dos caminhos da sabedoria com onestidade e maguinifico e abensoante muito obrigado e boa noite

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe, mas texto muito ruim, de pouco entendimento, precisa ser mais objetivo para que pessoas não habituadas a esse tipo de estudo consigam entender algo. Da maneira que esta, é confusa e faz uma mistura de temas, teologia, gnose e esoterismo.

    ResponderExcluir