DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A ESTRADA

Agradecendo a solidariedade e as orações piedosas que fizerem por nós
neste interregno em que adoecemos, voltamos ao Blog e desejamos a
todos um ano novo pleno de realizações.

O tema de hoje é A Estrada.
A Estrada é a nossa vida. Só que quando chegamos A Estrada já está pronta. Ela é um compromisso do Supremo com as  nossas almas. E, portanto é uma dádiva e uma bondade, uma benção. Compreendê-lo é saber usufruir desse percurso que nós temos que trilhar que é o viver. O poeta Antônio Machado dizia: Caminhante não ha caminho, o caminho é você. Assim nessa Estrada da vida nós somos o caminho. Embora a estrada esteja pronta nós é quem fazemos o caminho, nós somos caminhantes. Assim, devemos nos abrir a surpresas da estrada e não por atalhos querer modificar a estrada que está pronta. Mas esse exercício faz parte do nosso livre arbítrio e se somos nós que fazemos o caminho temos que enfrentar os percalços que  nós mesmos criamos. A Estrada, no entanto já esta pronta, devemos antes aproveitar de tudo que ela oferece. Infelizmente não agimos assim, muitas vezes abrimos atalhos que podem ser abismos que  nos jogam fora da Estrada, mas como A Estrada já estava pronta acabamos voltando à Estrada.
Numa cultura pragmática como a  nossa, muitas  vezes atropelamos os acontecimentos da Estrada e perdemos o melhor que ela  nos oferece. Assim vemos pais não acompanharem o crescimento de seus filhos, pois têm que ganhar dinheiro para deixar para eles. É tudo um apego do ter em vez de um saber do ser e isto promove muito dos  nossos conflitos. Perdemos o melhor que nos oferece a Estrada querendo construí-la sem acreditar que elas nos possa oferecer melhores momentos e nos ensejar melhores oportunidades.
Segundo Salomon de Lutik, com a aprovação do Maggid Dov Baer o importante hassídico, Deus preenche todos os mundos e nenhum espaço é vazio. Dele é preciso perceber sob a coberta do mundo material e energia Divina que penetra todas as coisas. Assim todas as emoções humanas têm origem nos céus e é necessário lá alcançar a fonte do amor, do medo e de todas as emoções que nos acometem, em acreditando na origem delas, e por isso tudo que acontece ao homem enseja-lhe ocasião para venerar Deus. Afirma Dov Baer: “Toda energia do homem e sua própria alma não lhe pertencem de fato. Até mesmo quando ele age para venerar Deus é por conta de Deus e não por si mesmo.”
Se verdadeiramente veneramos, eliminamos essa ânsia de querer mudar a Estrada e aprendemos que o verdadeiro caminho é essa veneração. Tudo então se modificará e A Estrada  nós oferecerá momentos de grande prazer e felicidade. Portanto basta esta conexão para que a vida se modifique. Precisamos pois nós que somos os caminhantes acreditar que A Estrada pode  nos oferecer e vai  nos oferecer se mantivermos essa convicção momentos de satisfação e gratidão. É preciso acreditar que é boa A Estrada e o caminho é nós que fazemos...
Esta é a nossa mensagem neste Natal, 25 de dezembro de 2011.

4 comentários:

  1. Bem vindo professor Ozâmpin, estávamos com muitas saudades dos seus artigos. Abraços da Maria Teresa e Antonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa, gostaria de falar com vc.
      Entra em contato comigo, por favor?
      fatimabastos63@gmail.com

      Excluir
  2. Emanuele Weber Mattiello (manu - floripa)

    Professor!
    Que saudade!!! Bom ler suas palavras novamente!
    Estamos lhe aguardando para nossas conversas!
    Seja Luz!
    Amor, Saúde, Vida e Paz ao senhor!

    Beijos grandes,
    Amen

    ResponderExcluir