DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 29 de maio de 2011

APRENDIZADO

Ele, ou, suas obras ! Faces ou Costas ?

“Mostra-me, rogo, a Tua Gloria” (Ex. 3318)

Água mole tanto bate em pedra dura, até que fura !

Causa-nos espécie toda vez que ouvimos pessoas clamarem ao Cosmos, ou ao Universo como se suas fossem as obras que são do Eim Sof, ora em exaltação ora em bajulação, ou como por súplicas e pedidos. Trata-se de um novo panteísmo ou de ignorância militante ?

Nos comentários sobre a epígrafe acima, colhemos:

Moisés pede a D’us que lhe mostre Sua gloria. Ele quer ver D’us, compreendê-lo, conhecer Seus segredos e o Eterno lhe responde:  Não me podes ver, pois não Me verá o homem e viverá; podes Me ver pelas costas, mas Minhas Faces não se farão ver.
Não se pode chegar a D’us pela frente, isto é, concebê-lo e compreendê-lo diretamente, porém podemos chegar a Ele pelas costas, isto é, pelas conseqüências e causas. Quando estudamos o mundo, a natureza e nos compenetramos deles, chegamos a D’us, é isto que Ele quis dizer a Moisés: Todo o tempo em que tu fores um ser finito, um ser mortal, limitado e juntado à matéria poderás ver as Minhas obras, porém não a Mim mesmo.
Moisés de Michelangelo
San Pietro in Vincoli, Roma

Ou por que desconhecem com o texto, ou por que não se atinaram com discriminação que o Eterno faz entre Si e Suas obras, ou por que não prestaram a devida atenção aos Comentários é que alguns tendo confundido o conceito de D’us com Suas obras, que são o universo, os mundos, a natureza etc, é que teimam em pedir auxílio ao universo; pedidos que deveriam ser feitos só a D’us, e que só Ele por Sua Misericórdia pode atender. Ou, confundem as faces do Eterno com Suas costas, então, apelando e erradamente suplicando-Lhe. Mas se se dirigem ao Eterno trocando-O por Suas obras, como pretendem que Ele os ouça ou venha atendê-los?

No entanto, mais adiante na Sua comiseração, o Eterno ensina-nos, através de Moisés, como fazê-lo. E disse: Eu farei passar todo o Meu bem diante de Ti (para ensinar como implorar Minha piedade) e farei misericórdia quando Eu quiser fazer misericórdia e Me compadecer quando quiser Me compadecer. (Ex. 33,19)

Pode-se ser mais explícito e mais claro ? E diz – Minhas faces andarão convosco !

Ele disse Minhas faces, e NÃO DISSE: Minhas costas !

E o Eterno insiste com Moisés: - Pois não te curvarás a outros deuses por que o Eterno é zeloso (ciumento)  de seu nome. Deus zeloso é Ele, (Ex.34,14 e 34,17). Deuses fundidos não faça para ti, isto é, deuses de matéria, como o universo !

Quem tem ouvidos, que ouça !

Paz Plena !

Ozâmpin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário