DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 16 de outubro de 2011

HUMANISMO INTEGRAL

A KABBALAH, muito ao contrário desse soidisant esoterismo, que invoca o universo na ilusão de que ele seja capaz de vir em socorro de nossas necessidades, como se o homem existira para o universo, e não esse para o homem, demonstra apriorística a importância do homem na obra do Eterno. Sentencia o ZOHAR que o individuo é como o mundo inteiro, posto que dentro de cada um de nós se encontra tudo que nos cerca: o universo, as nações, os gentios, os justos das nações do mundo, Israel, o Templo, e, até mesmo, o Criador – o ponto em nossos corações.
Por outro lado, lê-se nas Escrituras que D’us criou o homem e o colocou no seio do universo. Portanto, o homem, desde sempre, separado da natureza que o cercara, já que ele era a razão e a finalidade da Criação. É preciso não ler a Torá, apenas en passant, mas com atenção à colocação das coisas que ela revela.
O grande filósofo de nossos tempos Abraham Joshua Heschel nos chama a atenção de que a Bíblia seria antes, de ser um livro sobre D’us, um livro sobre o homem. Por ser a última das criaturas a vir à luz o homem recebe a bênção que lhe outorga o direito de dominar todos os seres criados antes dele, conforme destaca o Gênesis (1,26). O homem é a única criatura que recebeu diretamente do Criador o princípio da vida: e Ele insuflou em suas narinas o sopro (neshma) da vida, e o homem se torna uma alma vivente. (Gen. 2:7)
O Zohar diz que toda essa grandeza se dá por ter ele sido feito à imagem do Eterno. E quando se fala da Imagem reporta-se à faculdade do livre-arbítrio, à de criar, à de aprender, à de usar da linguagem,à da inteligência e à da Consciência, a um tempo relexa de si e da imagem divina que o caracteriza e o distingue. Deveras, é essa imagem que lhe dá toda essa dignidade, e, até mesmo, à sua própria dimensão corporal. Para essa concepção o homem é síntese indissociável de alma e corpo.
Diz o Talmud: Todas as criaturas celestes têm um corpo e uma alma de origem celeste. Todas as criaturas terrestres têm um corpo e uma alma de origem terrestre. Só o homem tem um corpo terrestre e uma alma celeste. Se ele realiza a vontade de seu Pai, ele se torna uma criatura celeste. Senão , ele se torna uma criatura terrestre, por inteiro. (Sifré, 300)
Tudo que D’us criou no mundo, foi criado no homem. No entanto o destino do homem não se acaba com a morte física. Espera-o um mundo vindouro, olam ha bá, das almas.
É, pois, vivendo que o home se faz imortal, e é a imortalidade que lhe permite viver.
As almas encarnam para aprender a crescer.
E você, amigo, aprenda para crescer em estudando a Kabbalah, mas não fique só no estudo; para ser, PRATIQUE  A KABBALAH.
Assim seja,
Paz Plena !
Ozam
  
APRENDIZADO
ENSINAMENTO
A propósito do Tetragrammaton Sagrado, IHVH; V de VAU representa o HOMEM que liga o mundo espiritual (o primeiro H (he), ao mundo da fisicalidade, H (o segundo He). Como tal o homem é um elo de ligação entre dois mundos.

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