DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 9 de outubro de 2011

APRENDIZADO

Antes o Ensinamento, agora O Aprendizado
Os 32 Caminhos da Sabedoria

O texto inicial do Sêfer Yezirah: (Livro da Formação)

1:1
Com 32 caminhos místicos de Sabedoria
Gravou YAH,
o Senhor dos Exércitos
o Deus de Israel
o Deus Vivo
Rei do Universo
EL SHADAI
Clemente e Misericordioso
Elevado e Exaltado
que mora na Eternidade
cujo nome é SAGRADO
Ele é Sublime e Sagrado
E criou SEU universo
Com três livros (Sefarim)
com texto (Sefer)
com números (Sefar)
e com comunicação (Sipur)

A Kabbalah ensina que esses 32 caminhos são aludidos na TORÁ nas 32 vezes que o nome de Deus Elohim aparece no relato da Criação. Nesse relato a expressão Deus Disse aparece 10 vezes. São paralelos às Dez Sefirot. As outras  22 vezes vão corresponder às vinte e duas letras do Aleph-Beit.

O número 32, Lamed e Bet, Lev, significa coração. É no coração que a MENTE PURA (a Consciência) é manifestadano corpo. Que significa? Essa MENTE PURA, que outra coisa não é que a Consciência, não é do corpo, pois, se manifesta nele, logo é de fora, vem do antes, é cósmica. Mas é ela que anima (dá vida ao corpo) logo, ela é a alma. (Um estado de consciência) E o coração, que é onde ela se manifesta, deixa de funcionar, tão logo, a influência dessa Mente (alma/consciência) cessa. Mas o que cessa não é a Mente, e, sim, pela sua ausência, o corpo. Ora, quando essa força (mental ?, consciencial ?, anímica?) deixa de funcionar no corpo, dá-se a morte. A morte do corpo, porquanto essa força, apenas, se ausenta... Por outro lado, o coração é que proporciona vida ao cérebro e ao sistema nervoso. Quando ele pára de funcionar, o sistema nervoso não prossegue funcionando, é que essa (Mente/Consciência Alma) não mais está presente no corpo. Ora, se é o coração que vincula Mente (alma) e corpo. Isto é LEV, que se reporta aos 32 caminhos místicos da Sabedoria (Consciência) é que anima a vida do corpo. Logo, a Sabedoria (Mente Pura / Consciência) é anterior à vida física, pois, ela é quem dá vida ao corpo; dá à vida, a tudo; mas quem os gravou? YAH, o D’us Vivo. Então, a Consciência é a Essência de D’us. Esses 32 Caminhos (LEV) são denominados de Caminhos de Sabedoria (HOCHMAH). HOCHMAH é Consciência Indiferenciada. É um nível acima de toda divisão. Indiferenciada. Então, nesse nível de Consciência, a Alma (um estado de consciência) é Universal, pois é a Consciência não dividida, individuada.

A antítese da Sabedoria, na Árvore, é o Entendimento: - Binah. Hochmah Binah, pares consortes e antitéticos. Binah quer dizer compreensão, vem do radical BEIN (entre). Enquanto HOCHMAH é MENTE INDIFERENCIADA, BINAH, entendimento, separa (entre) é o nível da didstinção, da divisão, e é tido como algo separado. Ora, em Hochmah o nível da Consciência é indiferenciada e anterior, em Binah, o nível é separado. Em Hochmah a alma é UNIVERSAL, em BINAH é o nível distinto da alma humana, individual. Deve-se inferir que no nível da Sabedoria todos estão inclusos (em Um), mas que em BINAH é onde cada alma individual assume sua própria identidade. Pode-se concluir, pois, que a alma com suas cinco rotações: - Yechidah e Chayah, próprias do mundo vindouro, e Neshmah, alma humana, com ruach e nefesh, inferiores, são próprias da Criação, ou seja, desse mundo. Mas que são estados d’alma, ou seja, estágios da Consciência, da Sabedoria, Essência Divina.

Eis aí. Paz Plena.
Ozam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário