DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

APRENDIZADO

H O C H M A H
- anotações básicas –

As duas primeiras Sefirot são KÉTER, dita, CORDA,  e Cachmah – Sabedoria.
A Coroa que se usa acima da cabeça alude a Kéter, o que está além, isto é, o Ein-Sof, e revela aquilo que está acima da nossa capacidade de compreensão. Mas a Sabedoria é a primeira coisa que denota a Consciência que viremos a acessar.

É, pois, o que se pode chamar de começo. Se Aleph que liga Kéter a Hochmah é o que vem de antes, Bet, a segunda letra, marca o começo. Bet liga Hochmah – Sabedoria a Binah – Entendimento. Revela a recepção da luz, assim é tanto o começo (da Criação) quanto a casa (Bait) o que recebe e guarda.
Provérbios 24:3 “Com a sabedoria (Hochmah) se constrói uma casa, e com a compreensão (Binah) ela se forma, (e com o conhecimento (Daat) enchem-se os quartos). Diz o BAHIR: 14. Por que a letra Bet é fechada em todos os lados e aberta na frente? Ensina que é a Casa (Bait) do mundo. D’us é o lugar do mundo, e o mundo não é Seu lugar.

A séfora Cachimah – Sabedoria é o canal da Essência de D’us (no nosso modo de entender, isso é a Consciência, ou a Mente Pura e Indiferenciada) e, portanto, sustenta todas as coisas. Na ligação entre o Antes e o Começo (a criação), ou seja entre o Criador e a criação (essa que se dá em Binah) é o veículo que contém o potencial de todas as coisas.

Pode inferir-se de que se trata de um estágio da Consciência que, através da ligação com aquilo que o nosso sistema neural pode decodificar do que vem de Aleph, torna-se sabedoria. Essa apreensão do que veio poder-se-ia dizer tratar-se de Bênção (Berachá) que é a graça a permitir a MENTE de receber da Essência de D’us as capacidades da sabedoria. Assim, a Torá principia pela letra BET. Diz o BAHIR: 3. Porque a Torá principia pela letra Bet? Para que principie por uma bênção (Berachá). Como sabemos que a Torá é chamada de bênção? Porque está escrito (Deutoronômio 33:23) “O que preenche é a bênção de D’us...

A partir dessa conceituação de “bênção”  como o mais elevado grau de entendimento que possamos ter da Essência de D’us, infere-se um dos mais elementares princípios de Kabbalah, de que para que haja um “despertar de acima” é necessário haver primeiro um “despertar de abaixo”. Ou seja, antes que se receba de cima (ou seja, a bênção) deve haver algum esforço (intenção) de abaixo. Dessarte a letra Bet é que demonstra o funcionamento entre Hochmah – Binah; a transição entre a Transcendência de D’us e Sua imanência, que não apenas envolve mas preenche. Como tal a Sabedoria (a Consciência Inata) que é o Canal da Essência de D’us sustenta todas as coisas.

Tão magnificente é que MOSHE CORDO VERO, o grande mestre sintetizador, de abençoada memória, diz de Cachimah – Sabedoria que tem duas faces: a Face-superior que se volta para Kéter, ainda que não mui diretamente, mas mantém-se inclinada para ela,  a receber os influxos de Kéter, e a Face-inferior, voltada para baixo, já que o sentido de sua ação é sempre descendente. Este influxo reporta-se à Consciência que vem de antes, mas permeia e sustenta o mundo. Deveras, esse é o primeiro estágio de diferenciação de fluxo Divino. Quão numerosas são as Tuas obras, Eterno. Todas fizeste com Sabedoria. (Salmos 104-24)

Assim seja !

Ozam

Nenhum comentário:

Postar um comentário