DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 18 de setembro de 2011

COMO ENTENDER O QUE SIGNIFICA A NUMEROLOGIA KABBALÍSTICA


Não confundir números com algarismos.

Situar esta numerologia entre o que se convencionou chamar de artes divinatórias é mais que leviandade, chega às raias da irrisão. Especialmente, quanto à numerologia Kabbalística que é um estudo sistemático dos números e de suas variáveis como funções ontológicas, posto que se parte de um princípio básico e fundamental: - Todo número é função cósmica.

O que quer significar este enunciado?

Invocamos em nosso socorro os conceitos de um eminente especialista, fora do território cabalístico, o esoterista R.A.S. de Lubicz que esclarece Função é sempre a natureza de uma atividade e revela um impulso, um fim e um modo. O impulso, sempre determinado, logo é invariável. O fim ocorre quando a função se torna variável em razão do modo. O modo é que é mais complexo já que compreende certa intensidade, um meio e um ritmo.

Ora, o meio é sempre distinto, por isso, único. O modo, então, há de ser considerado pela intensidade e suas variações. Essas variações, sim, é que vão revelar o ritmo. Consequentemente a função é um impulso com intensidade variável. Ora, o número é essa variação. Como tal o número é a própria natureza.

Já no livro de Esdras conferimos: Com  medidas foram medidos os tempos, e com números os foram numerados e nada, nada se modifica nem se move até que a medida se complete. Basta alguma atenção para se entender desta proposição que o número vai muito além de mera função quantitativa, de apenas numerar, posto que o nada se modifica nem se move evidencia que além de quantitativa ela é variação de impulso, portanto, verdadeira função cósmica; até que se cumpra nada se modifica ou se move. Não se trata de mera quantificação mas de real qualificação.

A.-D. GRAD chama atenção para a idéia de TEMPO que para concepção hebraica não é uma referência ao presente-passado-futuro mas por algo acabado/inacabado, perfeito/imperfeito, enfim, mais qualitativo que quantitativo. Toda função denota primordialmente qualidades, e, nessa perspectiva o tempo especifica dimensões: - Profundidade de Início e Profundidade de Fim.

Outrossim, as consoantes hebraicas têm a particularidade de serem antes valores numéricos; são números, e, não meros sinais gráficos ou fonemas, por isso, diferem das letras de nossos alfabetos profanos, pelos valores correspondentes, e, aparentam um radical (numérico) que equivale a radical ontológico idêntico na formação da palavra. Esse alfabeto não tem nada absolutamente comparável ao de nossas línguas. Assim, o valor numérico das letras hebraicas tem de ser tomado e considerado tanto por numerólogos cabalistas tanto quanto por exegetas dos textos sagrados.

A numerologia cabalística, portanto, antes trata da alma que da personalidade. Enquanto que a “biografia do ego” e de sua imagem é o escopo das numerologias clássicas e encontradiças; a Kabbalística, mercê da própria significação das consoantes-números hebraicas, apenas, toma a personalidade como indício de comportamentos humanos, e, na observação de que essa personalidade esteja, ou não, conseguindo, ou não, realizar o que o Arquétipo (ou seja, a matriz anímica) tem como propósito, ou, como missão a cumprir para a sua evolução espiritual.

Alma e psique (estados de consciência) embora tenham de ser entendidos conjuntamente, funcionam distintamente. Enquanto que a psique parece “digerir” os feitos e fatos que se lhe antolham vida afora, a alma com a sua perspectiva cósmica cuida do destino da criatura no Plano Maior da Existência.


Ficam evidentes quanto às numerologias que todas têm o seu valor e suas virtudes específicas, o que as distingue são suas metas e objetivos. A Kabbalística precipuamente intenta esclarecer os desígnios d’alma, quando, então, a psique, objetivo de todas as outras, reporta-se tão só à experiência particular de cada encarnação. Ora, toda realidade é só consciência, enquanto a alma é a Consciência de Ser, a psique é a Consciência de Corpo.

Para vir-se a compreender o ser humano, tais enfoques se completam e jamais se conflitam, pois somos, todos em Um, como Alma-Psique-Corpo.

Paz Plena.

Ozam

N.B.: Há mais de 30 anos produzimos numerologias seguindo rigorosamente os ensinamentos cabalísticos e, sempre com muita aceitação e ajuda ao consulente que busca, antes e acima de tudo, entender o porquê da existência como encarnação, um aspecto apenas da Realidade como Consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário