DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LIÇÕES DE KABBALAH – MORAL & ÉTICA

Ética é a ciência da moral, ou o estudo sistemático das regras e princípios que a regem.
A palavra “moral” reporta-se às regras que prescrevem as maneiras através das quais as pessoas devem pautar-se e aos princípios que apontam, em última instância, o que é bom ou conveniente aos seres humanos.
Para a Kabbalah, moral é um componente básico e central de seu modo de ver o mundo.
Simon, o Justo disse que: O mundo se sustém sobre três coisas: a Torá, l’avodah (“o serviço divino”) e os atos de amor. (Avot 1,2)
O Bom Samaritano por Rembrandt (1630) mostra
 o bom samaritano em entendimentos com o hospedeiro.
Hilel, autor da Regra de Ouro, ensinava: “O que não é bom para ti, não no faças ao outro. Isto é toda Torá, o resto são comentários. Vá e estuda.” (Chab, 31a)
Assim, quando falamos de Kabbalah, além de tratarmos da Devekut (adesão a D’us) da sua mística, da sua metodologia, da sua dialética, da sua cosmovisão, sempre abordamos aspectos de sua ética, pois foi na sua rigorosa observância que sobreviveu e que se mantém como um paradigma atual.
Na verdade aprendemos que é do próprio engajamento da Providência Divina, no seu estremado zelo em proteger a humanidade, que vem todo esse cabedal moral.
A ética não se refere só ao trato dos humanos entre si, ou mesmo deles com o ambiente que os cerca, mas antes, do indivíduo com a consciência cósmica que ele acessa. A consciência não é nossa, é cósmica, mas nós a acessamos a toda hora, por vontade própria, no afã de superarmo-nos. Tanto mais desejamos crescer e, com hercúlea vontade, mais podemos acessá-la. Não pode haver crescimento espiritual sem esse esforço de acesso, que nos permite a disciplina.
A Consciência é força que permeia tudo e abarca todas as coisas, pois o próprio universo é consciente. Reportamo-nos ao eminente esoterista de nossos dias quando dizia que O universo nada mais é que consciência e em todas as suas manifestações revela nada mais do que uma evolução da consciência, da origem ao fim.
Paz Plena,
Ozam

“Aplique-se na observância de ações meritórias, pequenas ou grandes.” “O mais importante é estudar diariamente, seja por muito ou breve tempo, lições de ética...” já nos advertia Boal Shem Tov, de louvada memória.
ESTUDE KABBALAH !

Nenhum comentário:

Postar um comentário