DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 14 de agosto de 2011

APRENDIZADO

O DUALISMO

A crença de que há dois poderes, dá-se o nome de Dualismo. Assim, por exemplo, o ZOROATRISMO pensava todo o universo como resultado de uma batalha sem fim entre dois poderes. Também o GNOSTICISMO (teoria baseada na Gnose – gnosis – conhecimento) partilha de um dualismo fundamental ao afirmar que o DEMIURGO, por ser imperfeito e sempre submetido a uma deidade superior, é que teria dado origem ao MAL.

A KABBALAH opõe-se absolutamente a essa crença dicotômica conforme assinala Isáias (45;1:7) Assim disse o Eterno... eu formo a Luz e Eu crio as trevas, Eu realizo a paz e crio o MAL: Eu, o Eterno, Eu faço tudo isso.

O Talmude também contesta os dois poderes. O judaísmo, como tal, se opõe totalmente a essa concepção.

Ao contrário do Dualismo, o MONISMO é a concepção religiosa e mística de que tudo é uma Unidade; de que há um Ser infinito e absoluto de que tudo faz parte.

RAMANA MAHARSHI
No Hinduísmo (assim como na Kabbalah um dos grandes troncos do Saber), essa crença é chamada de ADVAITA e, um dos seus luminares nos últimos tempos foi o místico célebre, de nome RAMANA MAHARSHI.

Um comentário:

  1. Professor Kerido Amantíssimo Mestre

    Nós da Árvore da Vida HomeCare Brasil, lhe somos eternamente grat@s por todo o bem que nos trouxe e a iluminação de nossas consciências em direção ao infinito de possibilidades que temos por perceber neste mundo plasmado no planetinha Azul...

    Em seu retorno, temos certeza absoluta da GRANDE FESTA NO CÉU !!!

    Faremos o possível e o impossível para estarmos juntos nos nossos momentos de sono noturno.
    E "lá"...continuaremos a trocar nossas figurinhas cósmicas !!!

    D'Eus o abençoe em absolutamente tudo, como tanto fez por merecer, hoje e sempre, eternamente !!!

    Elishi Tami Sinai
    www.ctarvoredavida.com.br

    ResponderExcluir