DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

domingo, 24 de julho de 2011

AS LETRAS

A’YIN

Ele fez a letra Áyin reinar sobre a ira (Sefer Yerizah 5:10)

A 16ª letra lê-se como dezesseis e soma-se como 70. Há inúmeras referências na TORÁ ao número 70. E dezesseis é o quadrado de 4 (ver em Ezequiel a importância do quatro). Ademais, quatro são as letras do Tetragrama. Mas a letra Áyn quer dizer olho, olho vivo;  alerta; atenção e estudo. Reporta-nos ao “Olhai e Vigiai”!

16=1+6=7. Se a letra Zain, de valor 7, indica mobilidade (daí no Tarô, a Carruagem, que se reporta ainda à Merkabah, de Ezequiel), força, lança, flexa, enfim, impulso e movimento, desígnio e intenção.

Áyin é essa intenção redobrada, ou reavaliada, ou até mesmo, redirecionada. Áyin recorda-nos uma mudança radical, uma mutação e, em se tratando de intenção, pode vir a ser tão profundo, que pode significar metanóia que se dá no plano espiritual quando depara-se-nos algo qual uma revelação, um “éclat” tão poderoso que se pode acreditar numa “iluminação”. Não tem nada de inércia  e, sim, de um dinamismo tão intenso quanto dinâmico. O Raio que atinge a Torre nas lâminas de Tarô bem que se sugere a figuração do que possa estar ocorrendo. A metanóia é como uma idéia numênica que nos faz, duma feita, enxergar com os olhos da Consciência Tiperética, já que o caminho que a letra indica na Árvore das Vidas é o que liga Hod, mente concreta, a Tiferete, Consciência Superior.

Trata-se evidentemente já que Tiferete é um dos vértices da alma, daquele lampejo de pura compaixão (Tiferet é compaixão e amor) que se dá excepecionalmente, quando o Eu Interior, o Ser em nós, que habita a Sexta Séfira, Tiferet), se aplicada da nossa maneira de raciocinar e ilumina a nossa mente ordinária.

Metanóia, é isso uma mutação radical do pensamento humano, parece, mesmo um vislumbre da verdade, além, além de Véu de Paroket.

Nos nossos momentos de Ira muitas das vezes perdemos a  cabeça. Áyin nos remete a Salomão quando nos adverte que a Ira repousa no colo dos tolos (Eclesiastes, 7:9) (Reparem 7+9=16).

Números são funções cósmicas. O Alfabeto hebraico, o Aleph-Beit, retrata de modo irretorquível, como numerológico que é, que através dos números, foi criado o Universo.
Aleph-Beit

Com medidas foram medidos os tempos, e com números foram numerados e nada se modifica nem se move até que a medida se complete. LIVRO DE ESDRAS.

Diferente e muito mais autêntica, a Numerologia Kabbalística, da qual todas as outras se originam, é a única que trabalha com o Aleph-Beit, letras de fogo, que são números, funções cósmicas. Conheça o nosso sistema de aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário