DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

RESPOSTA

Do Sefer há Bahir (sobre SABER VIVER):
Quem quiser ser merecedor...deve aceitar o jugo dos mandamentos...e aceitar tudo com amor.

Ora, pois, perguntam-nos esses “moderninhos”, - acaso, não estão prescritos os mandamentos?

Virgilio
Uma das ilusões de nossos dias é a de que nossa civilização atual seja a mais evoluída... Mas, basta um olhar prescrutador em derredor para perceber que vivemos tempos caóticos com a derrocada de valores, haja vista esse falso orgulho presunçoso! Felix qui potuit rerum cognoscere causas, já exclamava Virgilio! (Georgicas, II, 489)

Mandamentos não se prescrevem, já que são atemporais.

Mesmo que o Decálogo não fora transmitido a Moisés pelo Eterno, se-lo-ia fruto da inteligência humana (por sinal, também, um dom do Criador), pois trata-se de código de leis de todos os tempos, ou mesmo além dos tempos, fruto que é da própria Consciência, ou daquela Sabedoria Inata e Anterior de que são dotadas as almas.

Todavia, é sempre necessário que se saiba ler a TORÁ. Seu segundo livro chama-se Shemot (Nomes) em hebraico e, chamamo-lo de Êxodo. Antes de tudo é uma grande metáfora. A Torá explica sobremodo a saga de almas, e não se lhe deve tomar como mera história fatual. Porquanto Moisés no nível de Neshamah andasse com o Eterno; simultaneamente, em outros universos, (alguns diriam em dimensões outras), seiscentas outras almas, ruachot e nefeshim, experimentavam a adoração do Bezerro de Ouro.

Reportando-nos às lições do Ari, Luria, de que partes (das cinco) de cada alma podem vivenciar universos distintos até que seus tikunes ocorram. 

Mandamentos oriundos do universo do Espírito (Beriah) são arquetípicos. Nem todas (partes das) almas estão neste nível de compreensão, quando podem ainda estarem em Assyah, nível da Manifestação...

Pergunta-se: em que época histórica desse nosso mundo os mandamentos teriam sido observados, mesmo que fossem tidos como metas e propósitos de todas vontades e desejos, por parte dessa humanidade? Certo é que estão sendo aceitos, em estágios distintos de consciência, quando os Neshamot superam seus ticunes, e com amor! E glória!

Mandamentos nunca deixaram de ser cumpridos, oriundos que são de Beriah, por partes dalmas em transcendência, louvadas sejam! Só a nescitude ululante desses nossos tempos, em que os nefeshim pululam, pode crê-los prescritos ou obsoletos. Mas a misericórdia Divina há de conduzir-nos um dia a estágios superiores de consciência. Louvado seja o Santo dos Santos.

Paz Plena.

Ozam

ESTUDE A KABBALAH PARA VOCÊ TAMBÉM PODER CRESCER !
E alcançar estágios superiores de Consciência, mercê da misericórdia Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário