DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LUMINOSIDADES

De Aryeh Kaplan em seus comentários ao Bahir, uma obra, como já vimos, canônica para a Kabbalah, colhemos: A Sabedoria é o canal da Essência de D’us e, portanto, sustenta todas as coisas. (Bahir, p. 129)

A Sabedoria, no caso, é referência à Sephirah Hochmah, tida como Sabedoria (Anterior), Mistério, e, Inconsciência, na terminologia antiga.

Não havia ainda estabelecido o novo conceito de “Consciência”, no estudo moderno da gnoseologia. Antes, quando se queria referir àquilo que hoje chamamos de “Consciência”, dizia-se “pensamento”, “inteligência”, “sabedoria”, “sabedoria anterior”, MENTE UNA ou MENTE, cujo sentido não raro correspondia ao que hoje (a partir de novos estudos sobre o assunto, década de 1950) chamamos de “Consciência”.

Dessarte, podemos dizer: A Consciência é o canal da Essência de D’us, e, portanto, sustenta todas as coisas. Ou seja, a Consciência é a Essência de D’us que a tudo permeia e a tudo envolve. Parodiando R.A.S. de Lubicz:

O Universo nada mais é que consciência, e em todas as suas manifestaões revela mais que uma evolução da consciência da origem ao fim. A Essência de D’us que sustenta todas as coisas!!

Ozam

Nenhum comentário:

Postar um comentário