DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ENSINAMENTOS - TUDO É UM!

KABBALAH E CONSCIÊNCIA

Recentes estudos sobre o desenvolvimento da Consciência, embora infelizmente, ainda não assimilados pela psicologia reducionista convencional, teriam descortinado amplos espectros sobre o conhecimento humano, a tal ponto que as fronteiras entre a Ciência hodierna e as antigas tradições de sabedoria estão desaparecendo...

Ao se afirmar que a Consciência (não é nossa) é cósmica, e, que só a alçamos mercê das capacidades do nosso sistema neural, novas perspectivas depararam-se-nos quanto aos estreitamentos com a metafísica, a ontologia, tanto quanto com a gnoseologia e a epistemologia além da física quântica, mecânica quântica e da cosmologia.

ERWIN SCHROERDINGER

No dizer do esoterista R.A. Schwabler de Lubicz O Universo nada mais é que Consciência e em todas as suas manifestações revela mais que uma evolução da consciência, da origem ao fim. E quando o físico ERWIN SCHROERDINGER confirma Toda a consciência é essencialmente uma...e o mundo exterior e a consciência são a mesma coisa, Só nos resta reportarmo-nos ao ZOHAR (III, 289b e 290) e repetir: Tudo está unido num mesmo todo (...) ao ponto que se torna fácil de ver que TUDO É UM.


No ensinamento milenar da KABBALAH aprendemos que 1ª Sephirah da ÁRVORE DAS VIDAS chama-se CHOCHIMAH, o YOD da EMANAÇÃO, e significa SABEDORIA. (Sabedoria Anterior equivale à Consciência Inata).

O termo Consciência é recente e, em relendo textos do Sêpher Yezirah e do BAHIR não é difícil assinalar que tanto a palavra SABEDORIA quanto à do Pensamento às vezes muito comum, no Bahir, são perfeitos sinônimos de Consciência e querem referir-se exatamente ao mesmo conceito hoje aplicado à Consciência.

Nos “32 Caminhos da Sabedoria”, o termo HOCHMAH, cabalístico, é considerado MENTE PURA e INDIFERENCIADA, que vem a ser  a CONSCIÊNCIA.
Ariel Kaplan, mestre inigualável nas suas exegeses, e de abençoada memória, comenta no Sêfer Yezirah: “A sabedoria é o nível acima de toda divisão, onde tudo é uma unidade simples.” Este é o próprio conceito de Consciência.” E, em comentando a sabedoria do Talmud esclarece-nos: - O Talmude, igualmente declara: “Quem é sábio? Aquele que percebe o futuro”. Isto é porque a Sabedoria é a força mental pura que transcende o tempo. No nível da Sabedoria, o passado, o presente e o futuro não foram ainda separados. Portanto, neste nível, alguém pode ver o futuro, exatamente, como o passado e o presente.

Outrossim, os “32 Caminhos da Sabedoria” na verdade trata de trinta e dois níveis de consciência, níveis cósmicos. Tanto é que as modernas traduções do termo hebraico séchel são de consciência.

Jesus, cabalista e terapeuta, dizia: A fim de que todos sema UM, e, como és Tu, ó Pai, em mim, e eu em Ti, também sejam eles em nós (Ev. S.João, 17:21).

O Upanishade diz que “Todo este Universo é na verdade BRAHMA”.
Para o BAHIR A Sabedoria é o canal da Essência de D’us e, portanto, sustenta todas as coisas (Comentários A. Kaplan, Bahir, pg. 123).

Parodiando-o, diríamos, A Consciência é a Essência de Dús que a tudo plasma. A um tempo, Imanência e Transcendência de D’us.

Paz Plena.

Ozam

Nenhum comentário:

Postar um comentário