A ingratidão é o primeiro sinal de indiferença. Quem não sabe agradecer já se empobreceu em algum ponto da psique. Elie Wiesel.
Saber viver é agradecer ao Eterno pela vida que nos foi dada.
De Moisés recolhemos: Ensina-nos a contar nossos dias, para que venhamos a ter um coração sábio. Saber viver é viver conforme os ditames de nosso coração. E ter um coração sábio é uma construção. O coração está em nós. Aprender de sua sabedoria é ouvi-lo. É auscutá-lo. É perceber de como nos ensina a contar os nossos dias. Cada dia tem o seu poder. Prestar atenção às lições que os dias nos transmitem é valorizar a vida. Tanto as vidas, quanto o tempo, e, portanto, a alma que palpita em nossos corações, surgem de Binah, a séfira da Compreensão que nos revela as 50 portas da Existência.
Binah também é Teshurá, retorno e remorso. Se a existência se abre em Binah, por que o retorno? É para que se saiba que se as vidas têm ali o seu começo; o seu destino é o retorno. Retorno ao Eterno. Portanto é mister estar atento a esse significado: o tempo de se viver é tão só um interregno da Eternidade. Como dizia Deut. 30:20: - Pois é a tua vida e a duração de teus dias. E pondera o Bahir, o Livro da Iluminação, dos sábios tanaítas: - Quem quiser ser merecedor... deve aceitar o jugo dos mandamentos... deve aceitar tudo com amor.
Ensina-nos o Eclesiastes (1:4) Mas a terra existe para sempre. Porém o próprio Eclesiastes nos adverte: (12:6) O pó retorna à terra como era, mas o espírito retorna a Deus, que o deu.
A Kabbalah não é um ensinamento de um único homem, por mais dotado e genial possa ter sido, é um repositório de toda a sabedoria humana vivenciada através de milhares de anos, história afora.
Dir-se-ia que é a saga da alma humana... na sua experiência temporal de vidas. Por isso, o tempo, inseparável de sua saga, merece toda nossa atenção. Se na eternidade não há nem tempo nem espaço, nessa nossa dimensão parece que viemos para entendê-los e esgotá-los. Por isso o Deut. 30:19 explica-nos: E escolherás a vida. E completa (70:20) Pois é a tua vida e a duração de teus dias. Para ser merecedor dessa vida é preciso, para não desperdiçá-la, contar nossos dias !
Saber viver é contar nossos dias ! Quando sabemos que Justo és, ó Deus, e Teu julgamento é justo (Salmos 119:137).
A PROPÓSITO:
Temos o prazer de convidar amigos, consulentes e alunos a participarem de nossa palestra sobre esse tema: SABER SER PARA PODER SABER VIVER, dia 12 de julho próximo vindouro, terça-feira, às 19:00, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping Florianópolis.
Farei o possivel para estar lá, adorando o blog!
ResponderExcluir