DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Helvécio de Resende Urbano Junior


Em mãos três livros de Ali A’l Khan. S. I, cognome de Helvécio de Resende Urbano Junior, 33º (da maçonaria), trazidos pelo meu amigo Fernandes Portugal, emérito estudioso de religiões, especialmente do culto afro-brasileiro.
O livro intitulado Manual Mágico de Kabbala Prática é um dos mais completos escritos em português de autor brasileiro, que tive a oportunidade de ler. Quem quiser ter noção de Kabbala Teúrguica não pode deixar de lê-lo.
O mundo é pequeno e redondo acabo descobrindo que o autor é meu parente, mas, não por isso a indicação. O livro vale por seu conteúdo doutrinário e pelo conjunto de informações que traz à tona. É um resumo de toda doutrina teúrgica da kabbala. Indico-o com satisfação para aqueles que estão tentando entender o que é a magia para kabbala.
Aos maçons indico do mesmo autor, outros dois títulos: Maçonaria: simbologia e Kabbala (URBANO JUNIOR, Hevélcio de resende. Maçonaria: simbologia e kabbala. São Paulo: Madras, 2010.); Templo maçônico: dentro da tradição kabbalística (URBANO JUNIOR, Hevélcio de resende. Templo maçônico: dentro da tradição Kabbalística. São Paulo: Madras, 2012.). Nestes dois livros o autor mostra a ligação íntima profunda e radical da maçonaria com a kabbala; a não deixar mais dúvida a quem faz a exegese da maçonaria.
Como o propósito desta coluna é de informar para formar e de divulgar para esclarecer, vamos reproduzir para aqueles curiosos que não tiverem a oportunidade de encontrar o livro Manual mágico de kabbala prática. A que se presta este livro e a nota sobre o autor, contida nesta obra.
Notas sobre o autor: (p.495).
“O valor do conhecimento é colocado à prova por seu poder de purificar e enobrecera vida do estudante ansioso por adquirir o conhecimento e, depois, empregá-lo na evolução de seu caráter e no auxílio à humanidade. Helvécio Urbano Resende Júnior, conhecido entre os Iniciados nasceu em Entre Rios de Minas, em 1956, e muito cedo se voltou para as arguições filosóficas do porquê da vida, como uma necessidade pungente que assolava sua Alma ansiosa para descobrir a razão lógica de sua existência e a de seus semelhantes.
De origem tradicionalmente maçônica iniciada por seu bisavô paterno, buscou sinceramente as respostas que arguiam constantemente seu intelecto nos vários redutos espiritualistas, aprendendo e ensinando, plantando e colhendo, servindo e sendo servido na selva da experiência humana. Quando chegou a perceber que a necessidade de se ajustar às regras superiores da Vida era o único caminho para conquistar a clara Luz da Inteligência Iluminada, que lhe permitiria obter as respostas que tanto buscava para justificar sua jornada humana fez-se então Iniciado em várias Ordens identificadas com os Mistérios Antigos, tais como a Maçonaria, o Martinismo, Rosacrucianismo, o Druismo e a O.T.O, sempre conquistando patentes em seus graus mais elevados nessas agremiações espiritualistas e recebendo, como corolário, a conquista da chave do conhecimento secreto que lhe abriu as portas dos Reinos internos onde repousa a Verdade Final. Toda a sua trajetória nos últimos trinta anos foi dedicada a esse afã, tendo, por meio da Kabbala, sempre buscado com muita sinceridade a visão de seu Sagrado Anjo Guardião."
Vale ressaltar também o quarto de capa do livro em questão:
“Em meio à abundante literatura dedicada à história do pensamento kabbalista, numerosas são as obras tratando da teoria da Numerologia, da Angelologia Pantacular, dos Gênios kabbalísticos, dos Quadrados Mágicos, etc. Nenhuma, entretanto, tão ampla e profunda quanto o manual escrito pelo Ir. Euclydes Lacerda Almeida M. M. 18º - GOB, Frater T. 2º = 9.A.A.
“O Manual e mágico de kabbala prática é provavelmente o melhor livro de magia que li em vários anos. Ali A´L Khan nos oferece um resumo dos principais ensinamentos de Magia Tradicional balizando o caminho dos magistas com conclusões lógicas e modernas. Ele deixa o leitor escolher a sua opção, porém sua lógica é persuasiva e convincente.” Ir. Porfírio José Rodrigues Serra de Castro – M. I. 33º, Vem. M. da ARLS JK – 105 GLMERJ.
- “É nosso dever entender a kabbala de maneira inteligente, não somente como uma questão de fé. Devemos ter o consentimento do nosso próprio raciocínio. Este livro trata da Kabbala Prática em seu conjunto - filosofia, ética e prática – e procura simplificar os conceitos, sem levar este complexo tratado por labirintos de idéias perdidas” – Ir. Jairo Sebastião Barboza M. I. 33º Past Master da ARLS JK- 105 GLMERJ.
Oxalá consigamos mostrar o propósito do autor e da obra que devem ser respeitados. Não como um ato de proselitismo gratuito, mas, como uma necessidade de colocar a Kabbala dentro do seu devido lugar no esoterismo ocidental.

PAZ PLENA.
OZAMPIN.