DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aprendizado


Em atenção às solicitações de vários participantes do nosso “blog” vamos tratar, desta feita, de um tema meramente didático, não muito conveniente para um “blog”. Noblesse oblige: vamos em frente!
Trata-se de Kabbalah Prática, o que se entende por essa denominação? Deveras é bom considerar que Kabbalah Prática é uma coisa e prática de Kabbalah é outra coisa. Kabbalah Prática segundo Arieh Kaplan, um dos maiores eruditos comentadores e exegetas de textos cabalísticos, Kabbalah Prática são exercícios de Meditação. Agora, diremos Kabbalah Prática, uma vez conhecido esse conceito, é uma parte do conteúdo mesmo das matérias cabalísticas, enquanto que a prática da Kabbalah é a aplicação desses princípios na vida corrente e ordinária de nosso dia a dia. Recentemente um precioso livro de Helvécio de Resende Urbano Junior 33º (Ali A’l Khan) lançado pela editora Madras, vem colocar muito bem os pontos nos “is”, e é bastante esclarecedor quando o eminente autor define o seu propósito ao dar o seguinte título à sua obra, aliás, uma das melhores surgida recentemente: MANUAL MÁGICO DE KABBALAH PRÁTICA – Madras, São Paulo: 2011, abordando temas que tais: - Cabala, Esoterismo, Magia, Ocultismo.
Aconselho a todos que quiserem começar a discernir do que se trata, não só a leitura, antes até, o estudo mais aprofundado desta obra, não tanto pela temática, mas, pela qualidade dos comentários que traz à luz, quando tudo fica claro e dirimido.
Há um certo preconceito editorial no sentido de não se valorizar autores nacionais em se tratando de esoterismo, porém, este livro deita por terra todo esse preconceito colonial, já que tem de sobras qualificações notórias que retratam conhecimentos dignos de serem transmitidos, pela abrangência de temas e por seus valorizados critérios pertinentes. Revelando a profundidade do saber e do cabedal de informações de que o autor dispõe na explanação de seus propósitos.
O valor não tem nacionalidade, o que vale é a pesquisa de cada ser humano, e de seu afã de expandir sua consciência para realizar o contato com os “Mundos Superiores”. Essa busca individual de se conectarem com a “Consciência Inata”, é dever e afã de serem o que devem ser, e ou do que vieram fazer em suas encarnações, já que ninguém encarna para passear neste planeta.
Dessarte, parabéns à editora Madras pela edição dessa prestimosa obra, marco da cultura espiritualista e esotérica no país.
A propósito, cabe-nos citar a epígrafe que o autor colocou no capítulo III de sua obra, intitulado de Angelologia Pantacular: - “quando o homem adquire a capacidade de comungar com a inteligência infinita e, por consequência, é iluminado pelo influxo da sabedoria, passa a ter condições e aplicar essa sabedoria ao reino terreno, onde ele existe como emissário de D – Us”. (Ali A’l Khan).
A epígrafe define e demonstra o que lhe move, mérito louvado!
Também na Invocação que faz à página 5: - “O homem é a chave de todos os enigmas e de toda verdade”. Esse, um ensinamento da concepção antropocêntrica da Kabbalah.

Paz Plena!
Ozampin.