DEUS E O COMPASSO. Nesta pintura de William Blake, Deus utiliza um compasso para tornar real o desenho criativo.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aprendizado


As folhas mortas são como as Árvores retribuem ao vento que passa; na Natureza tudo é compartilhado”.

A Natureza ambiental tanto quanto a nossa, a nossa fisicalidade, é como faz a Providência Divina em nos protegendo, para que assim sejamos pacientes com as ocorrências de fraquezas que se nos acontecem com as idades avançadas. A paciência é uma virtude que temos de desenvolver, pois é própria para suportarmos o peso de nossa ignorância... Se ocorrerem antes enfermidades peculiares à idade – mercê do desgaste do material, convém que compreendamos tratar-se, ainda, da mesma proteção. Como assim? Ora, tudo se dá porque são preparações de como a psique (que é também consciência) vai nos condicionando para a morte. Temos a pretensão de querer ignorar a a morte. Quem ignora não sabe viver. Começamos a morrer desde o nascimento. A vida em si é um aprendizado e uma oportunidade para a alma; então a fraqueza e as doenças típicas que se dão com o cansaço do físico e a perda da vitalidade, são apenas preparação para que a consciência não sofra com a grande mutação de dimensão que ela vai experimentar na passagem.
A perda do corpo, o qual foi receptáculo para a alma, que é um estado da consciência, é antecedida por essa experiência: o propósito é poupá-la do choque maior que pode acontecer quando partir para outra dimensão sem o corpo. Essa separação que é a entrada dalma na dimensão da imortalidade sem o seu suporte físico quer a providência (que) seja suave e sem traumas.
Portanto, toda aflição que nos acomete com as doenças próprias da idade são, tão só, favores da Providência, já que não se morre, mas, se renasce, como se deu na encarnação, para uma nova Vida, sem a materialidade, desta feita. A preparação é, portanto, benefício e generosidade. É mister saber aceitar esta preparação com paciência, gratidão e alegria por tanta generosidade; nem sempre fazemos justiça a essa, experiência, mas, queiramos ou não, são benesses.
A Providência é plena de misericórdia que nem sempre podemos entender ignorantes que somos!... Graças a tanta bondade suportaremos a grande passagem sem que a alma sofra além de suas potencialidades. A perda da vida física pode desse jeito não ser trauma maior que supõe nossa inteligência linear.
Entrar na imortalidade é dádiva, entrar felizes e agradecidos é humildade. O destino é bem mais amplo que a encarnação, essa, apenas uma oportunidade, que nos depara. Assim, viver com alegria é morrer sorrindo...
Lembra-me o meu avô, um homem de fé, que pedia a Nossa Senhora que lhe permitisse partir dormindo para que não sofresse. E foi o que aconteceu, felizmente para a sua alma. Louvada sede, Mãe Amantíssima!
A alegria vida afora é tão só agradecimento pela encarnação. Despedir-se dessa com a mesma alegria do desfrute com que fomos brindados é Sabedoria. Oxalá, nós e familiares saibamos agradecer. Oh! Providência Divina, abençoada sede vós que nos amparastes!

PAZ PLENA.
Ozampin